quinta-feira, fevereiro 17, 2005

Em tempo de eleições vale a pena recordar



Que a democracia é um governo em que a soberania é exercida pelo povo, ou seja a organização interna do Estado em que cabe ao povo a origem e o exercício do poder político, e em que o povo é governado pelos seus legítimos representantes. Assegura, pois, a simbiose e a intercomunicação entre os governantes e os governados, no contexto de um Estado de Direito.
A democracia é uma vivência popular, cuja existência depende fundamentalmente da formação pedagógica do povo.
A formação da opinião pública é essencial, quer ao nível da componente participativa de todos os cidadãos, quer na escolha dos seus representantes, quer no controlo das decisões dos órgãos do poder político. Sem um espírito esclarecido, a democracia é um logro, ficando-se por um mero exercício de competição pelo poder entre grupos de interesses.
A complexidade da moderna sociedade, exige uma maior interferência dos cidadãos nos vários processos de decisão, uma maior transparência da actividade do “estado-administração”, e a observância dos programas eleitorais, fundamento da opção de escolha.
Sendo democracia implicitamente participativa, também o é representativa, na qual os partidos políticos assumem um papel fundamental, pelo que devem estar estruturados, internamente, com uma democraticidade actuante. Daí a necessidade, para além da ética que nenhum texto poderá substituir na prática política, existir uma lei dos partidos, que regulamentasse o seu funcionamento democrático.
A democracia política sem o complemento necessário de democracia social e económica não passará de um mero axioma de direito público.

2 Comments:

Blogger boavida said...

Já sei que esteve lá, na mesa do costume, e deixou um interessante contributo. Lamento não lhe ter oferecido a bica, mas, de facto, só me apercebi quando saiu.
Hoje aproveitei o dia e vim "saber um pouco mais de si".
Gostei muito do seu blogue.
Parabéns

6:08 da tarde  
Blogger Silence Storm said...

Quem disse que somos um país democrático?
Nunca tivemos tradição democrática.
A democracia pratica-se e sente-se no dia-a-dia, pelo respeito, pela exigência, pela participação. Enfim...

Infelizmente estas questões políticas já deixaram de me preocupar. Resignação? Não, apenas uma questão de sanidade mental.

12:30 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home